Após jogos olímpicos, atrações culturais movimentam área revitalizada no Rio

Quatro meses após os jogos Rio 2016, áreas como o Boulevard Olímpico continuam movimentadas. AquaRio é a novidade da zona portuária.

zona-port

OPÇÕES CULTURAIS. Áreas revitalizadas recebem turistas de vários lugares (Foto: Thiago Cirne).

A zona portuária entrou definitivamente no roteiro dos turistas que visitam o Rio de Janeiro. Grande parte desse prestígio se deve aos Jogos Rio 2016, quando cerca de 4 milhões de pessoas passaram pelo espaço.

Muitos dos que não acompanharam as partidas, exibidas em telões instalados no chamado Boulevard Olímpico, guardaram a oportunidade para depois, e, agora, frequentam o local. Mas, o que pode ser visto atualmente na Praça Mauá e em seus arredores? A resposta é simples e atende a vários gostos: food trucks, museus, feiras, passeios no VLT e a mais nova atração, o AquaRio. 

Praça XV

O slogan “Quem te viu, quem te vê” não parece exagero. Após a retirada do elevado da Perimetral, entre 2013 e 2014, a histórica Praça XV ganhou novos moldes – que acompanharam as alterações no antigo “Mergulhão”, transformado no novo túnel Marcello Alencar. Algumas mudanças paisagísticas também foram realizadas. A praça ganhou um dos pontos do VLT (ainda em fase de testes) e marcou o início do Boulevard durante os jogos. Além de passagem para quem é usuário das barcas, o local recebe corredores e skatistas. 

Pira da Candelária

Parada obrigatória para selfies durante os jogos, a pira olímpica, localizada em frente à Igreja da Candelária, permanece no local. A escultura foi instalada em uma praça, também remodelada. Outro atrativo é a proximidade do Centro Cultural Banco do Brasil.

Museu do Amanhã

Visitantes observam as exposições do Museu do Amanhã (Foto: Thiago Cirne).

Visitantes observam as exposições do Museu do Amanhã (Foto: Thiago Cirne).

Pensar em revitalização da Praça Mauá sem lembrar do Museu do Amanhã é praticamente impossível. O prédio, projetado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, foi inaugurado em dezembro de 2015. Prestes a completar seu primeiro ano de funcionamento, a atração recebe visitantes de todo o mundo. A proposta é a conscientização sobre as mudanças climáticas e a condição do homem no mundo atual e futuro. “Após os jogos o museu continua recebendo um grande número de visitantes e isso é bastante positivo”, afirmou um funcionário do Museu do Amanhã, ressaltando ainda que a Praça Mauá também segue recebendo muitos turistas.

Mural “Etnias”

A obra de Eduardo Kobra possui 2,6 mil metros quadrados e chama a atenção pela precisão e qualidade nos desenhos. Registrar uma fotografia diante dos painéis tem ainda um significado especial: trata-se do maior grafite do mundo, de acordo com o Guinness Book.

VLT

zona-port-3

VLT: novo meio de transporte conquistou os turistas (Foto: Thiago Cirne).

Após um longo período de obras, a Avenida Rio Branco passou a conviver com seu novo e ilustre meio de transporte: o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). A atração é um projeto da Prefeitura da Cidade e promove a interligação da região portuária ao aeroporto Santos Dumont.  O primeiro trecho do VLT tem aproximadamente 14 km de trilhos. O segundo trecho fará a conexão entre a Central do Brasil e a Praça XV, informa o site VLT Carioca.

AquaRio

Crianças e adultos visitando um aquário marinho não é mais (apenas) cena de filme. Inaugurado em novembro, o equipamento possui 26 mil m2 de área construída e 4,5 milhões de litros de água, sendo o maior da América do Sul. Reúne 350 espécies e promove exposições sobre temas relacionados ao ambiente marinho e aquático. Um acordo com a Prefeitura garante visitas escolares gratuitas aos estudantes da rede pública municipal, mediante agendamento prévio.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s