E lá se vai a Rádio Cidade…

Logo adotada após o retorno da rádio, em 2014.

Logo adotada após o retorno da rádio, em 2014.

Neste fim de semana sintonizei o rádio do meu carro e levei um susto. A frequência 102,9 tocava, naquele momento, um “pagodinho”. Achei estranho e de início pensei ser uma brincadeira, mas a música insistiu. Ao verificar a internet, o susto se concretizou. “Fim da Rádio Cidade”.

De acordo com o site Rádio de Verdade, a Cidade enfrentou uma série de dificuldades ao manter uma programação segmentada e mais uma vez saiu do dial carioca. “Pra termos uma ideia, das 50 músicas mais tocadas nas rádios brasileiras, nenhuma é do gênero rock”, informava a página.

A Rádio Cidade entrou no ar em 1977 e foi extinta em 2006. Retornou em 2014 depois que a Jovem Pan deixou vaga a frequência, fazendo com que vários músicos e fãs lançassem uma campanha para seu retorno. Agora a rádio passará a funcionar exclusivamente pela internet.

Logo adotada nos anos 2000.

Logo utilizada nos anos 2000.

Obviamente, cabe destacar que todos os gêneros musicais fazem parte de nossa cultura, que é, essencialmente, plural. E, por essa razão, o dano parece bastante simbólico. Os fãs de rock ficam, mais uma vez, sem alternativas quando o assunto é rádio. Uma pena.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s