Cadê meu Maracanã?

Conheci o estádio do Maracanã na década de 90. Não me lembro ao certo se em 92 ou 93. Do que me recordo? Flamengo 3 x 1 Goiás. E também não me lembro de muitos detalhes. Eu era um menino, visitando um “monstro de concreto” (que, obviamente, não me assustava, porém impressionava). Perguntava ao meu pai: “Onde está a bola?”. Acho que fomos “de cadeira”. No mais, a lembrança do meu saudoso avô, o velho Oswaldo, que nos acompanhou naquele dia.

Lá para 2000 eu retornei. Flamengo x América. Deu Mengão com gol de Pet. Até 2013 foram 5 ou 6 visitas ao estádio. Em nenhuma tive o privilégio de torcer com 150, 180 mil pessoas. Mas não importa. Era o Estádio Jornalista Mário Filho. Era o Maraca. Tudo bem que foram pucas vezes, mas em todas, um romance. O romântico e cultural Maracanã.

Maracanã no antigo formato (Foto: divulgação)

2013 foi uma porrada. Porrada na cultura do “torcer”. A FIFA torceu-re-torceu aquele monstro com seu tão aclamado padrão. Não me atrevo a decretar se foi/será ruim ou não. O fato é que a carteira de identidade do torcedor mudou com as reformas para a Copa do Mundo.  Até já rolou a das Confederações. Público bem diferente por sinal (assisti aos jogos pela TV). Nada de “banguelos”, nada do cabeludo com terço nas mãos, nada (ou quase nada) de não-brancos. Cadê o cara que rala em São Gonça? Cadê o universitário duro-pakas da Uerj? Cadê o morador da favela? Cadê o estudante da escola pública? O Maraca definitivamente mudou. Em quais sentidos? Não sei. Ainda é cedo para uma análise sólida. Mas fica a pergunta: esses torcedores voltarão? Teremos mais uma vez, na essência, o nosso Maraca? Torcer sentadinho, como em um teatro, é próprio de nossa cultura? Vamos esperar sentados para ver. Quem sabe um sobretudo europeu, nesse inverno, caia bem.

Novo maracanã

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s